segunda-feira, 16 de março de 2009

Vicissitudes desta vida efêmera

Cheguei. Demorei. Tive inveja do Pagão (Ademir Braz), do Hiroshi Bogéa, do Waldyr Silva, e de outros tantos que fizeram deste recurso uma ferramenta poderosa para realizar o que todos sempre sonhamos: dizer o que pensamos, sobre quem pensamos, embora nossas mãos estejam amarradas para publicar nossas ideias onde escrevemos oficialmente.
Isso não significa que este espaço será usado para criar polêmicas, denunciar, mas para comentar de forma séria, sim, fatos do cotidiano de Marabá e região.
Em verdade, foi Ademir quem me incentivou a "abrir" o blog logo, porque queria que eu compartilhasse alguns pensamentos sobre esse torrão que nos vê envelhecer.
Às vésperas de completar 96 anos de emancipação político-administrativa, Marabá vive um estágio de espera por dias melhores. No setor público-administrativo há um sinal de letargia à espreita. No campo da economia, um ponto de interrogação cresce com as incertezas do mercado internacional. Na vida boêmia, a cidade não pára. Comemora o Carnaval, a enchente que não veio ainda, abre uma cerveja para cada chuva que cai e celebra as vicissitudes desta vida efêmera, tão efêmera...
Então, neste momento em que o Afluente alimenta o rio pela primeira vez, um pensamento do mestre Guimarães Rosa, no conto A Terceira Margem do Rio:
"Mas, então, ao menos, que, no artigo da morte, peguem em mim, e me depositem também numa canoinha de nada, nessa água que não pára, de longas beiras: e, eu, rio abaixo, rio a fora, rio a dentro — o rio."

2 comentários:

  1. Seja bem vindo, e vamso ao bom combate!!!

    Ribamar - Contraponto & Reflexão

    www.ribamarribeirojunior.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esta noite, ao tomar conhecimento da existência do seu blog, lembrei-me de uma conversa no MSN tempos atrás, quando o amigo dizia que nunca tivera a pretensão de escrever um livro. Retruquei, argumentando que pessoas talentosas, como é o seu caso, deveriam publicar suas ideias. Que bom perceber que contemporizou. Bem vindo ao mundo dos blogueiros!

    ResponderExcluir